FORÇA G

A separação do sangue em uma Centrífuga, ocorre devido à força centrífuga, ou comumentemente denominada “Força G” (que é a força decorrente da aceleração da gravidade da Terra, g = 9,81 m/s²).

A definição de força centrífuga ocorre quando um corpo efetua um movimento circular, este sofre uma aceleração que é responsável pela mudança da direção do movimento, a qual chamamos aceleração centrífuga. Sabendo que existe uma aceleração e sendo dada a massa do corpo, podemos, pela 2ª Lei de Newton, calcular uma força que assim como a aceleração centrífuga, aponta para o centro da trajetória circular.

Utilze esta página para determinar a força centrífuga à qual as amostras serão submetidas. É simples:

  • Informe qual será a velocidade de rotação em RPM, e,
  • Informe o raio de giro das amostras em centímetros (cm)

O resultado da força centrífuga (Força G) é dada em g (medida da aceleração gravidade da Terra):


A Força G é

COMO POSICIONAR CORRETAMENTE OS TUBOS DE ENSAIO

O correto posicionamento dos tubos de ensaio em centrífugas é muito importante, tanto para a segurança do operador quanto para a durabilidade do aparelho. É imprescindível que os tubos a serem centrifugados tenham geometria e massas iguais, e sejam posicionados simetricamente em relação ao eixo da centrífuga. Esta regra pode ser verificada nos exemplos abaixo:

POSICIONAMENTO CORRETO

Posicionamento correto dos tubos de ensaio

POSICIONAMENTO ERRADO

Posicionamento errado dos tubos de ensaio

BOAS PRÁTICAS DE UTILIZAÇÃO

Icone-Passo1

Observar que cada centrífuga RDE tem o seu número gravado na placa de identificação na parte posterior do aparelho. Para o número 1839, temos:

Boas Práticas de Utilização - Passo 1
Icone-Passo2

Esse número da centrífuga RDE é gravado na parte interior dos porta-tubos. Observa-se que não se deve misturar porta-tubos de diferentes aparelhos, tal prática equivocada faz com que a centrífuga RDE trabalhe de forma desbalanceada promovendo vibrações desnecessárias que diminuem a sua vida útil.

Boas Práticas de Utilização - Passo 2
Icone-Passo3

O conjunto de 04 porta-tubos recebe na parte superior os números 1, 2, 3 e 4. Tais números devem coincidir com as marcações na cruzeta, como mostrado.

Boas Práticas de Utilização - Passo 3
Icone-Passo4

As amostras a serem centrifugadas devem ser posicionadas nos porta-tubos de forma simétrica e equilibrada.